quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Balanço das aulas práticas (1º Período)

Visto não ter feito semanalmente uma síntese daquilo que foi realizado durante as aulas práticas, achei importante e necessário (já que o professor Salsa valoriza esta componente) referir as actividades efectuadas ao longo do 1º período nestas aulas.
Nas aulas iniciais, começamos pela utilização do microscópio óptico composto, a fim de analisarmos primeiramente a epiderme de um caule, e numa segunda experiência para observarmos estruturas do sistema reprodutor escolhidas por cada aluno. No final de cada trabalho prático, tivemos também de elaborar um relatório no qual devemos incluir o procedimento experimental, uma proposta de discussão de resultados e ainda uma conclusão obtida após a realização da experiência. Na segunda experiência esboçamos ainda um desenho daquilo que era possível observa a partir do MOC. A conclusão desta actividade deu-se na 5ª aula prática com a finalização dos relatórios acerca da mesma. Para uma melhor identificação das estruturas associadas à reprodução humana pudemos recorrer a um atlas de histologia digital.

Na 5ª aula prática, para além da conclusão do relatório, ocorreu a apresentação de parte dos trabalhos individuais elaborados por cada aluno, a cerca do controlo de fertilidade e dos métodos contraceptivos. Na aula seguinte, executamos uma actividade prática que consistia na observação e manuseamento dos principais contraceptivos utilizados pela mulher e também os relativos ao homem. De seguida tivemos de preencher uma grelha com informações acerca dos mesmos. Esta tarefa, na minha opinião, foi bastante interessante uma vez que pudemos estar em "contacto directo" com vários métodos contraceptivos, os quais numa grande maioria só tinha visualizado através de imagens. Na 7ª aula prática, para além de concluída a apresentação dos trabalhos sobre métodos contraceptivos, exploramos um CD-ROM sobre contracepção e problemas de fertilidade e de seguida resolvemos uma ficha acerca das informações contidas no mesmo.

Nas duas aulas práticas seguintes, 8 e 9, realizamos uma experiência que consistia na observação no MOC dos diferentes estádios de desenvolvimento embrionário do ouriço-do-mar e relativamente a eles tivemos de desenhar numa folha os respectivos estádios embrionários. Por último, realizamos ainda o relatório referente a esta actividade.

Nas 10ª e 11ª aulas práticas, realizou-se a apresentação dos trabalhos elaborados pelos alunos, desta vez sobre o controlo de fertilidade. Na 11ª aula, respondemos ainda a um quiz acerca do monoibridismo, sendo, a meu ver, uma boa maneira de testarmos o nosso conhecimento relativamente a esta matéria. Na aula seguinte, não só fizemos a correcção do quiz da aula passada, como também realizamos outro quiz, mas desta vez acerca do diibridismo. Este segundo trouxe mais dúvidas comparando com o outro, talvez pelo facto de a matéria (naquela altura) ainda não estar tão bem assimilada.

Por último, resta-nos a 13ª aula prática (nem sempre o número 13 é mau presságio =P). Nesta aula, terminamos os trabalhos e relatórios que tinham ficado pendentes e ficamos a saber as classificações que obtivemos nos trabalhos individuais e no 3º relatório. No meu caso, as notas dos meus trabalhos não me agradaram por completo e por isso, no 2º período, vou me empenhar mais e espero que esse trabalho seja reconhecido.

Sem comentários: