quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Parto aquático


No mundo inteiro, cada vez mais mulheres têm procurado formas alternativas para dar à luz. Ouve-se falar em vários tipos de parto tais como o de cócoras, o parto natural, o parto domiciliar, parto na água e por daí por diante.

O parto na água é uma modalidade de nascimento onde a mulher fica dentro da água durante o período de expulsão de modo a que o bebé chegue ao mundo no meio aquático, exactamente como estava no útero. A água é aquecida a 36ºC e o pai ou acompanhante podem entrar na banheira com a futura mãe.
Estes nascimentos costumam ser muito suaves e calmos e muitos bebés nem chegam a chorar quando são levados para o colo das suas mães.
Alguns médicos alegam que este tipo de parto não é seguro, porque o bebé pode ingerir água. Na verdade os registros de incidentes nos partos aquáticos são muito raros e comparado com partos na mesa ginecológica o parto na água não é inferior em termos de segurança, mas é superior em termos de qualidade do nascimento.

O uso da banheira também pode ser iniciado antes do parto, para relaxamento e para a suavização das sensações do trabalho de parto. As contracções ficam menos fortes e o bebé pesa menos sobre o colo do útero. Muitas mulheres saem instintivamente da água na hora do bebé nascer, preferindo ficar sobre um colchão, de cócoras, deitada em posição semi-reclinada, ou até de lado (posição de Sims).
Este pode ser um tipo de parto alternativo ao parto normal que pode trazer algumas vantagens. Caso seja realizado por alguém profissional pode ser benéfico para a mãe que não sofre de tantas dores no parto e ainda para o recém-nascido pois com este tipo de parto ele não sofreria uma mudança tão radical em relação ao meio em que se encontrava no período de gestação.
Esta é uma boa alternativa caso seja eficaz e segura como afirmam ser e deve ser considerada como uma boa opção a optar quanto aos tipos de partos.

5 comentários:

ana disse...

Ja tinha ouvido falar do parto aquático, mas nunca tinha pensado muito nisso.
considero (depois de ter lido a tua postagem) que se o parto for feito com bons profissionais ao lado pode ser bastante melhor do que o parto normal. Acho mesmo que seria uma boa opção para a mulher e esta não teria de utilizar aquelas anestesias que podem influenciar a amamentação. Um parto aquático seria um bom método para um nascimento calmo, sendo portanto um bom método =D
PS: o futuro bebé será de certeza um bom nadador.....ou não =P

Anónimo disse...

Gostei muito desta tua postagem, pois tu como mulher, assim como eu e outras, preocupas te com o parto!!! Principalmente em tentar neutralizar as dores... Sim, concordo contigo quando dizes que este método seria optimo, mas realizado por profissionais. Penso que a mulher estaria mais calma e serena neste tipo de parto facilitando muito mais todo o trabalho... Optimo para o bebé no sentido em que não é um impacto tão forte no meio de ambientes...

Pois Ana, pode sair bom nadador ou não!!!

Não haverá problemas para o bebé?! não irá "respirar" água?!

Joana Carvalho disse...

Também acho que este tipo de parto é uma boa opção.
Acho que o parto deve ser uma situação altamente traumática para o bebé ( só que depois já não nos lembramos, e ainda bem!) e também para a mãe ( a diferença é que a mãe tem perfeita conciência do que está a acontecer).
O parto assusta-me bastante por isso acho que o parto em meio aquático deve ser bem melhor, para ambos os intervenientes. Se for realizado por bons profissionais e se realmente é seguro, penso que se deve apostar nele.

mArGaRiDa disse...

Já tinha ouvido falar deste tipo de parto, (como fiz também este trabalho) mas considero um parto perigoso para o bebé uma vez que este pode enalar água..muito bem :)

Anónimo disse...

Adorei a postagem sobre parto água, tenho um filho de 4 anos que nasceu de parto natural em uma casa de parto na qual havia uma panheira, mas não foi permitido que o parto ocorre-se na mesma. Estou gravida de 32 semanas e adoraria que o parto da minha filha fosse natural na água se agueém poder me ajudar me informando onde posso encontrar esse tipo de parto gratuito em são paulo. Eu ficarei muito agradescida, pois é meu maior sonho e gostaria de reliza-lo já que o mesmo não pode ocorrer com o meu 1º filho. meu e-mail é daisy.brazil@hotmail.com. Que DEUS abençoe a todos até mais.